segunda-feira, 17 de agosto de 2009

The Boy in The Striped Pyjamas**

Vou fugir um pouco daquilo que escrevo aqui no blog, vejam bem, um pouco, a essencia permanecerá a mesma.
Assiti ontem um filme ( que também é um livro) chamado: O menino do pijama listrado. Como sou viciada na segunda guerra mundial, no holocausto e tudo que é relativo a isto fiquei encantada quando li a sinopse do livro.
O filme é longo, porém é tão intrigante que você fica vidrado o tempo todo. Ele conta a história de uma familia que vivia em Berlim em 1940 e teve que mudar-se para o interior pois o trabalho do pai que era soldado exigia isto.
Longe da cidade, longe dos amigos, mas muito perto de um campo de concentração, onde havia uma criança solitária e triste.
Os dois meninos estabelecem uma relação muito simples e inocente, pois apesar dos problemas que estão acontecendo, os mesmos tem 8 anos e o que os diferencia é apenas o fato de que um é Judeu e o outro Alemão. Fora isso são crianças como todas as outras.
A inocencia e a falta de preconceito é o ponto principal da historia que faz com que tenhamos raiva, tristeza e alegria ao mesmo tempo. É dificil entender até que ponto pode chegar a crueldade humana, até que ponto nos vestimos como a um juiz e julgamos quem deve permanecer neste mundo e quem não deve.
Não vou contar o final do filme, por que eu mesma me surpreendi, mas admiro tal feito sem um final feliz.
Assisti o filme, e será o proximo livro da minha lista, pois faz com que aprendamos a amar sem preconceito, a dar sem esperar nada em troca, e a perdoar quem quer que seja, pois todos somos passiveis de erros. Aquele que esta sem pecado, atire a primeira pedra.

Nenhum comentário: