segunda-feira, 27 de julho de 2009

Educação enferruja por falta de uso**

Já tinha lido sobre isso em um artigo da Martha Medeiros, e fiquei um tanto quanto feliz com as colocações que ela fez já que pude fazer uma comparação com os meus atos e descobrir que graças a Deus, educada eu sou.
Quanto mais os anos passam, mais eu vou ficando chata quando o assunto é relacionamento, não chata no sentido de ciumenta, grude ou fresca, nada disso, mas no sentido de exigir dos outros aquilo que podem dar (sim!) e exigir aquilo que eu quero pra mim.
Não sou enjoada, aprendi a aceitar as pessoas como elas são, procuro ser um tanto quanto empática muitas vezes, pois isso é necessário a um bom relacionamento. Mas falta de educação eu não engulo. Nem com um litro de água. Impossível.
Homens que tratam mal as pessoas, os garçons, os entregadores de pizza, o caixa no banco e todo o tipo de pessoa, comigo não tem vez. O cara pode ser rico, bonito, cheiroso e o escambal, se não tem educação, sai da minha aba por que do meu lado tu não vai aparecer na rua.
Educação você observa de longe, em pessoas pontuais, pessoas que abrem a porta do carro pra você entrar, que não falam de dinheiro em bate papos informais, pessoas que elogiam mais do que criticam, pessoas que conversam sem dizer coisas para humilhar outras, pessoas que sabem a hora de parar e a hora de continuar com alguma coisa.
Aprendi a ser educada em casa, porem muitas coisas eu vi no dia – a – dia, coisas que eu observava em outras pessoas e não gostava. Logo comecei por mudá-las em mim. Isso foi um santo remédio.
Educação enferruja sim por falta de uso. E nada melhor do que uma série de coisas boas e simples pra lubrificar a educação da gente!!

Nenhum comentário: